Está na hora do seu filho aprender a nadar

Quando o assunto é atividade física na infância, a natação desponta como uma das melhores opções, não apenas pelos benefícios no desenvolvimento físico e motor da criança, mas também pela segurança das famílias em saber que seu filho sabe nadar com segurança.

A infância é um dos melhores momentos para a criança praticar algum esporte, e a natação em especial proporciona uma série de vantagens e ganhos que seu filho levará para toda a vida. Listamos aqui alguns deles:

  1. Desenvolve a musculatura

A prática natação, tende a firmar a musculatura, principalmente braços e costas, ajudando muito na postura.

A tonificação e desenvolvimento muscular proporcionam a criança mais resistência para lidar com quedas ou choques. Em longo prazo, essa tonificação muscular, resultará em uma vida mais saudável para a criança.

  1. Melhor capacidade respiratória e a circulação sanguínea

A natação é uma excelente opção de atividade física para crianças com problemas respiratórios. A prática faz com que os pequenos usem o diafragma, estimulando a respiração correta. Com o alongamento da musculatura intercostal, abrindo e fechando as costelas, a criança fortalece os músculos abdominais. Esses ganhos para o sistema cardiorrespiratório, ajuda no trato de complicações como bronquite, asma e afins.

Através da natação, os músculos do coração também são aprimorados, reduzindo as chances de problemas cardíacos no futuro. Há uma melhora na circulação sanguínea e consequentemente na oxigenação e distribuição dos nutrientes no corpo. Afetando positivamente o desenvolvimento físico e o raciocínio da criança.

  1. Ajuda a controlar o peso

A natação é uma prática bastante intensa, por isso tem alta queima calórica, ajudando muito no controle de peso. Mais que isso, praticar um exercício físico regularmente, estimulará a criança a se movimentar mais ao longo dia, fazendo com que ela gaste suas energias e se alimente melhor. Com esse ciclo ativo, ela dificilmente terá dificuldades relacionadas ao sobrepeso.

  1. Desenvolve a coordenação e o intelecto

A natação para crianças é excelente por ajudar na percepção do próprio corpo. Os diferentes tipos de nado trabalham todos os membros e partes diferentes do corpo. Os pequenos que têm alguma restrição motora também são bem-vindos, porque podem aprimorar suas capacidades.

Nadar com frequência também é ótimo para relaxar fisicamente, organizar os pensamentos e melhorar as competências intelectuais. Crianças com necessidades especiais também são muito beneficiadas por essa atividade.

  1. Melhora a qualidade do sono e o sistema imunológico

Como já dito, a natação é uma atividade repleta de intensidade. Sendo assim, ajuda a criança a pegar no sono com mais facilidade, relaxando e descansando durante a noite toda.

Uma musculatura mais forte, sono regrado e uma alimentação controlada são conquistas facilitadas pela prática da natação. Com tantas consequências positivas, o sistema imunológico também sai ganhando, ficando mais resistente a vírus e bactérias.

  1. Cria um momento de diversão

O momento da aula será divertido e será um período em que ela vai fazer o que gosta e ainda encontrará com os colegas, potencializando o resultado e o comprometimento dela.

Enquanto se diverte, ela também forma uma noção melhor de espaço, tempo e ritmo, que é outro ganho muito relevante.

Natação na Toca da Criança

A Escola-Creche disponibiliza aulas de natação para crianças a partir dos 2 anos de idade. Com uma piscina adaptada e um profissional experiente na área infantil, as crianças aprendem a nadar de forma lúdica, através de atividades e brincadeiras na piscina.

 

Quer mais informações sobre a natação na Toca? Fale conosco!