Realizando uma noite do pijama em família

Na Toca da Criança desenvolvemos, anualmente, o projeto “Noite dos Sonhos” voltado para as turmas dos Infantis IV, V e 1° Ano, que consiste em um evento muito esperado pelas crianças da Toca. Nossa “Noite dos Sonhos” nós combinamos três elementos que gostamos muito: nossa escola, nossos colegas e muita diversão – e, justamente por isso, é como se fosse vivenciar um sonho! Os alunos são convidados a passar a noite na Toca, descobrindo o anoitecer na nossa escola e se descobrindo como seres autônomos vivenciando muitas brincadeiras junto com seus amigos e professoras. Além de representar um marco na independência, pois promove o afastamento seguro dos pais, criam-se lembranças únicas e inesquecíveis na vida escolar das crianças.

Devido à pandemia, adaptamos esse projeto para uma versão em casa, onde cada família poderá realizar sua própria “Noite dos Sonhos”, tão divertida quanto a que acontece aqui na Toca. E para auxiliá-los na condução desse evento, elencamos algumas sugestões para melhor organização. No entanto, lembrem-se do essencial: a diversão das crianças e a integração entre a família. Então, mãos à obra!

– Confira no seu kit “Noite dos Sonhos”, muitos produtos legais para compor esse momento (kit disponibilizado pela escola às famílias).

– Caso haja o desejo, convide um amigo ou parente da criança para participar dessa experiência;

– Prepare um local amplo com colchões e cobertores;

– Realizem a decoração juntos. Sugerimos os brinquedos que têm em casa e estrelinhas feitas de papel para decorar o ambiente;

– Preparem os pijamas, eles são o traje da “Noite dos Sonhos”;

– Vocês podem improvisar uma cabaninha pendurando os lençóis e amarrando-os em locais fixos. Eles adoram essa ideia!

– Organize um cardápio com lanches bem gostosos. Uma das nossas sugestões é pipoca ,  suco, mini sanduíche ou pizza.

Depois do ambiente preparado, vamos brincar!

 

Seguem algumas opções de brincadeiras divertidas para essa noite:

– Teatro de sombras e mímicas;

– Caça ao tesouro: esconda fotos de momentos em família ou alguns objetos;

– Concurso de karaokê;

– Guerra de travesseiro;

– Brincadeira de estátua;

– Dança das cadeiras;

– Esconde-esconde.

Por último, escolha um filme divertido para a sessão de cinema. Essa deve ser a última atividade da Noite dos Sonhos em Família. Ela entra na programação após as brincadeiras. Algumas crianças acabam dormindo antes mesmo do filme terminar.

Já pela manhã, prepare uma mesa de café da manhã reforçada e saudável para as crianças, com frutas, sucos, pães e outras variedades. Estimule a criança a experimentar novos sabores.

E que tal registrar esse momento com vídeos ou fotografias e compartilhá-los marcando a Toca (@tocadacrianca) no Instagram? Nós iremos adorar saber como foi a experiência dos nossos pequenos!

Antecipadamente, agradecemos o envolvimento de cada família, que junto à Toca vem construindo uma educação em que as experiências ficarão registradas para toda a vida!

Atenciosamente,

A coordenação.

Leave a comment