A importância da leitura da formação das crianças

Contação de histórias com os alunos do Infantil V

 

Ler é um hábito que nos faz conhecer mundos e ideias. De acordo com Ana Maria Machado, autora de livros infantis, os dois fatores que levam uma criança a gostar de ler são a curiosidade e o exemplo. Por isso, é fundamental o adulto mostrar interesse.

A importância e o valor da leitura começam em casa. Contar histórias é um costume antigo da humanidade e que precisa ser mantido nos dias atuais, seja contando de memória, seja lendo livros para as crianças. A leitura de uma história deve ser uma atividade prazerosa entre a criança e seus familiares, deve se constituir em uma forma mágica de brincar com as palavras, estimulando a criança a desenvolver a imaginação. A leitura constitui uma ferramenta valiosa, pois a literatura ajuda a criança a se encantar pelo mundo maravilhoso da fantasia, além de ampliar significativamente seu vocabulário. Para isso, basta contar e ler histórias para as crianças e pedir a elas que recontem da forma como a entenderam.

É fundamental que os pais e educadores ofereçam à criança, desde cedo, o contato com as obras-primas da literatura infantil, selecionando livros de boa qualidade. Agindo dessa forma, é possível que a criança crie o hábito e o prazer pela leitura. A criança a quem os pais contam histórias crescerá cercada de livros e buscará a companhia deles ao longo da vida, favorecendo, com isso, o interesse de estudar sobre o tipo de assunto. As crianças são imaginativas, exercitam a realidade por meio da fantasia. Por isso, é preciso oferecer várias fontes de literatura, como contos, histórias sem texto escrito (somente com ilustrações), fábulas, poemas e cantigas. As crianças costumam gostar de leituras que lhes deem prazer, portanto, identificar assuntos que as interessem é sempre uma boa alternativa. É importante deixar a criança expressar seus gostos e preferências pela leitura de diferentes gêneros, levando-a a ler os livros por puro entretenimento. A criança precisa ser estimulada para gostar de ler e crescer como um bom leitor.

Dicas para estimular as crianças a gostar de ler:

  • Reserve um tempo para contar uma história para seu filho ou ler um livro com ele.
  • Peça a ele que escolha a história que gostaria de ouvir e ler.
  • O livro de história deverá estar de acordo com a faixa etária da criança
  • Faça uma leitura enfática, com boa entonação de voz.
  • Acompanhe o texto com o dedo, indicando as linhas do livro onde está lendo.
  • Se perceber que a criança está cansada, interrompa a leitura e retorne a ela em outro momento.

 

Atenciosamente,

Raquel Joca Lima Lobão

Coordenadora Pedagógica da Escola-Creche Toca da Criança

FONTE: Livro do Projeto Eco Mirim: Ciranda de Araújo Martins Santos e Fernanda Pereira de Araújo