6 jogos de tabuleiro para brincar em família

Os jogos de tabuleiro são peças importantes para o desenvolvimento das crianças, além de uma forma super divertida para passar o tempo. Para as crianças esses jogos trazem benefícios ligados as áreas psicomotoras e aspectos cognitivos. No aspecto social, eles trabalham de forma geral o respeito às regras, e a paciência, mas o maior benefício dos jogos de tabuleiro é sem dúvidas a oportunidade de reunir toda a famílias para brincarem e se divertirem juntos.

Listamos seis jogos de tabuleiros que podem ser jogador por toda famílias e indicados para crianças a partir dos 4 anos. Lembrando que todos os jogos podem ser comprados online. Confira a lista:

1. Concept Kids Animais

Animais é uma versão cooperativa do jogo Concept, adaptada para os pequenos. O jogo oferece 110 animais que precisam ser adivinhados, divididos em dois níveis de dificuldade. Na sua vez, as crianças tentam fazer os outros adivinharem um animal jogando peões nos ícones ilustrados no tabuleiro de jogo. Através disso, a criança indica uma característica do animal a ser adivinhada. Jogue com 12 cartas e tente encontrar o maior número possível de animais para conseguir o maior número de pontos!

Número de Jogadores: 2 a 12

Faixa etária: a partir de 4 anos

2. Animal Upon Animal

Esse é um jogo extremamente simples, e muito divertido: cada jogador deve empilhar seu próprio conjunto de animais de madeira – quem conseguir se livrar de todas as peças primeiro ganha. Um dado acrescenta variação à jogada, criando regras do tipo, colocação de um animal ou dois, pedido para outro jogador colocar o animal (correndo o risco dele derrubar e ficar para trás), indicação de qual animal empilhar feita pelos outros jogadores, aumento da “base” (que é o jacaré).

Número de jogadores: 2 a 4 jogadores

Faixa etária: a partir de 4 anos

3.  Dr. Eureka

Um jogo clássico, que foi sucesso em todo mundo e trabalha o raciocínio lógico e a motricidade fina. No Dr. Eureka, os participantes precisam recriar as fórmulas apresentadas num cartão. Para isso, coloca-se bolinhas coloridas em tubos de ensaio, mas não pode tocar nas bolinhas com as mãos.  A troca e organização das bolinhas nos tubos precisa ser feita passando-as de um tubo para outro, até chegar na combinação certa. O primeiro a conseguir finalizar a combinação grita “Eureka!”.

Número de jogadores: 2 a 4 jogadores

Faixa Etária: a partir de 5 anos

4. Se Vira

Um jogo onde jogadores precisam completar atividades propostas por cartas para alcançar o espaço final do tabuleiro. As atividades são acumulativas até o fim do jogo e podem ser algo como “coloque uma bola no meio do seu braço”, “mantenha essa carta no seu cotovelo direito”, “coloque um dedo na sua orelha esquerda”, “cante uma música”, etc. Caso o jogador deixe cair um bola, ou desfaça algumas das atividades propostas, ele perde pontos e volta casas no tabuleiro. Quem chegar primeiro no ponto final do jogo, será o vencedor.

Número de jogadores: 2 a 4 jogadores

Faixa etária: a partir de 6 anos

5. Cara a cara

Mais um clássico dos jogos infantis que pode ser jogado por toda a família. Cada participante escolha um personagem que não deve ser revelado para o adversário. Através de perguntas, com respostas restritas a “sim ou não”,  cada participante tenta descobrir qual foi o personagem escolhido pelo oponente. O primeiro que descobrir, vence! O jogo trabalha o raciocínio lógico, questões de identidade e diversidade.

Número de jogadores: 2 jogadores

Faixa etária: a partir de 6 anos

6. Jogo da Mesada

Neste jogo, as crianças têm que aprender a lidar com seu dinheiro, combinando seus gastos e empréstimos com o recebimento da mesada. Vence quem chegar no final do mês (tabuleiro) com mais dinheiro! Esse jogo desenvolve raciocínios de matemática básica; educação financeira; noção de tempo; além do conceito de investimentos e despesas.

Número de jogadores: 2 a 6 jogadores

Faixa etária: a partir de 6 anos

Leave a comment